Histórico

Figura 1 – Evolução cronológica do espaço do município de Vitória, destaque para o desenvolvimento do aterro da COMDUSA (em azul claro) entre as décadas de 70 e 80. Fonte: http://deolhonailha-vix.blogspot.com.br/2010/08/historico-dos-aterros-da-baia-de.html

Segundo Rodrigo Lopes, em seu livro A Cidade Internacional: o planejamento estratégico de cidades, “O século XX tem sido aquele do crescimento das cidades. O século XXI o da globalização da economia e de todo tipo de atividades e processos, confirmará as cidades como o motor do desenvolvimento da humanidade, apresentados por muitos como um problema pelo mero fato de ser cidades, não são mais que as receptoras e contenedoras (e muitas vezes solucionadoras) dos problemas sociais que são gerados em todo o país.
Recebem a imigração de quem não pode sobreviver em seus territórios habituais e, por sua vez, estão obrigadas a desenvolver a imaginação para resolver a complexidade dos serviços públicos que devem prestar, e que exigem a densidade demográfica e a grande concentração de atividades. São a fonte de inovação e desenvolvimento, à medida que a vida nelas não é fácil. Enquanto sejam capazes de ter objetivos e metas claras, de não passar os limites da ineficiência, de estruturar-se para evitar a congestão, convertem-se no eixo do futuro.”
É justamente através deste contexto que encontrava-se a enseada do suá na época em que o aterro nem havia sido constituído, no século XX. A cidade de Vitória precisava de um eixo de expansão e a região veio a calhar para o governo estadual, foi criticada pela população, mas atualmente é de grande importância para a cidade. Presentemente tem ganhado destaque em decorrência de seu bom urbanismo e de seus edifícios contemporâneos. A Enseada do Suá é um dos centros financeiros de Vitória.

O bairro abriga o maior shopping da cidade (o Shopping Vitória), a Terceira Ponte (parte correspondente à Vitória), a Praça do Papa, três consulados (Consulado Honorário da Alemanha, Consulado da Áustria e o Consulado da Guatemala), além de variados órgãos jurisdicionais, administrativos e legislativos, tais como o Tribunal de Justiça, o Tribunal de Contas, a Assembleia Legislativa e as sedes da Justiça Federal, do Tribunal Regional do Trabalho e da Secretaria da Fazenda Estadual.

Em 1971, foi anunciado um projeto de urbanização para esta área da Praia do Suá, pela Companhia de Melhoramentos e Desenvolvimento Urbano (COMDUSA) e em 1972 foi assinado o contrato para a execução do aterro da área limitada pelas Praias do Suá, Santa Helena, Comprida e Praia do Canto e pelos enrocamentos ligando as ilhas do Sururu, do Bode e do Boi às pontas do Suá, de Cima e Formosa. Conforme mensagem de governo referente ao período de 1971 a 1974 foram realizados o levantamento topográfico e cadastral e foi iniciado o aterro hidráulico. Ainda segundo esta mensagem, o projeto tinha por objetivo o aproveitamento racional de grande área de localização privilegiada abrigada de um lado por um enrocamento realizado pela DNPVN (Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis).

A obra foi finalizada em 1978, acabando com várias praias, inclusive a existente na Praia do Suá. Na época, foi proposto um plano de estruturação de uma zona institucional no aterro do Suá, transportando para a área serviços administrativos estaduais. Entre os vários objetivos desse plano de estruturação constava o descongestionamento do centro de Vitória.

A única área residencial se localizava próximo a Terceira Ponte, com cerca de 200 lotes e área média de 420 m2, de acordo com a mídia impressa. Estes lotes foram vendidos pela Comdusa em condições especiais, através de licitação, na modalidade Concorrência, na qual, os interessados entregavam uma carta lacrada contendo o valor do lance.

5

Figura 2 – Aterro da COMDUSA, década de 70. Fonte: http://www.historiaemfotos.com.br/site/slides/galeria.htm

6

Figura 3 – Aterro da COMDUSA, década de 80. Fonte: http://deolhonailha-vix.blogspot.com.br/2010_08_01_archive.html

Figura 4 – Aterro da COMDUSA, década de 80. Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?p=69820269

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://deolhonailha-vix.blogspot.com.br/2010/08/historico-dos-aterros-da-baia-de.html
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=957500
http://legado.vitoria.es.gov.br/regionais/bairros/regiao5/enseadadosua.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enseada_do_Suá

Leave a comment